Visite o canal do Prof Ronaldo no Youtube

Loading...

domingo, 3 de agosto de 2008

Eclipse Lunar de 16 de Agosto de 2008

Em um Eclipse Lunar a Lua "funciona" como uma tela onde é projetada a sombra da Terra. Todos ao longo de nosso planeta que estiverem vendo a Lua, em um determinado instante, estarão vendo o mesmo Eclipse. Entretanto, enquanto o Eclipse vai acontecendo a Terra vai girando e a Lua vai nascendo para uns e se pondo para outros.


No mapa acima, quem estiver em alguma localidade sobre a linha P1 (à esquerda da região de visibilidade total), verá a Lua nascer no início da primeira fase Penumbral; quem estiver sobre a linha U1 (também à esquerda da região de visibilidade total), verá a Lua nascer no início da fase parcial; quem estiver sobre a linha U4 (também à esquerda), verá a Lua nascer no final da fase parcial; . . .
Dia 16 próximo, teremos um eclipse lunar. Do território brasileiro não veremos o início desse eclipse. A Lua nascerá para nós com o eclipse já acontecendo. Se por um lado, perderemos mais de uma hora de apreciação do fenômeno, por outro lado isso nos permitirá ver o eclipse com a Lua bem próxima à linha do horizonte. A ilusão que temos que a Lua é maior quando a vemos próxima ao horizonte será um fator a mais que contribuirá para aumentar a beleza do fenômeno. Prepare-se para observar um lindo eclipse.
O Eclipse de 16 de agosto será um Eclipse Lunar Parcial. Em seu máximo a Lua ficará com 81% de seu disco mergulhado na sombra da Terra.
Nós brasileiros não veremos o início desse eclipse. A Lua nascerá em nosso território, no inicinho da noite, com o eclipse já acontecendo.
Em Belo Horizonte a Lua nascerá às 17:50h, um pouco antes do máximo do Eclipse que acontecerá às 18:10h.
Às 19:45h teremos o fim da fase de parcialidade. A segunda fase penumbral (muito difícil de ser observada pelo leigo) vai até às 20:57h.
Teremos assim quase duas horas (das 17:50 às 19:45h) para apreciarmos esse que promete ser um belo fenômeno. (Lembre-se que veremos a Lua eclipsada bem próxima à linha do horizonte).
O último eclipse da Lua que ocorreu foi um eclipse total, totalmente visível de nosso país, em fevereiro passado. Depois do eclipse do dia 16 próximo, teremos um outro eclipse parcial, não visível do Brasil, em dezembro de 2009. De nossa região do planeta só veremos um outro eclipse lunar (também parcial) em junho de 2010. Um total, somente em dezembro de 2010.

Nenhum comentário: