sábado, 30 de agosto de 2008

Marconi X Tesla. Quem Inventou o Rádio?



Nicola Tesla nasceu na Croácia em 1856. Foi engenheiro, tendo estudado nas Universidades de Gratz na Áustria e na de Praga na Checoslováquia. Em 1884 emigrou para os Estados Unidos da América onde trabalhou com Thomas Edison. Três anos mais tarde criou o seu próprio laboratório onde inventou o motor de indução que funciona com corrente alternada não necessitando de escovas. Trabalhou posteriormente para a Westinghouse onde impulsionou a utilização da corrente alternada na rede eléctrica em lugar da corrente contínua defendida por Edison. Devido às suas vantagens sobre a corrente contínua, a corrente alternada acabaria por se impor.
Tesla registou inumeras patentes, entre as quais se destaca a bobina de Tesla, uma lâmpada precursora das lâmpadas fluorescentes. Outra importante patente registada por Tesla foi a de uma bomba que funcionava sem aspas. Em 1914 processou judicialmente Marconi defendendo ter inventada a rádio antes dele, acabando por ganhar a sua causa apenas em 1943, ano em que a Corte Suprema de Justiça deliberou a seu favor retirando a patente a Marconi.

2 comentários:

João Bosco disse...

Acabei de ler a biografia de Nhicola Tesla e fiquei surpreso sobre quem inventou o rádio. Pesquisei mais e acabei chegando aqui. Valeu!

E. Luciane disse...

preciso entender qual as contribuições de Nikola Tesla para o magnetismo. Estou fazendo um trabalho sobre isso mas ainda não consegui encontrar nada sobre o assunto. Preciso disso urgente. Alguém pode me ajudar? Me indiquem um endereço no qual eu possa encontrar essas informações.
Obrigada, até logo!