domingo, 4 de janeiro de 2009

Ioga no auxílio aos Vestibulandos



Nessa temporada de provas, alguns vestibulandos usam a ioga e outras terapias como alternativa para evitar o estresse do vestibular. Segundo os especialistas, técnicas de relaxamento podem ser a válvula de escape para aliviar a tensão durante a maratona de exames.
- Buscar ajuda nas flores pode ser uma boa saída. O uso de florais é aconselhável para desbloquear a criatividade, aumentar a confiança e a concentração, acabar com a preguiça e estimular o raciocínio dos candidatos - recomenda a terapeuta holística Laura Astrildi.

De acordo com Laura, para cada sintoma existe um floral específico.
- Para combater o estresse, a ansiedade e melhorar a autoconfiança, dependendo do paciente costumo recomendar o passiflora, que é um floral calmante. Com ele, a tensão vai embora - afirma Laura, acrescentado que o aluno deve primeiro consultar com um especialista.
Para o professor de educação física, Julio Castro, a ioga também é um bom caminho para manter a tranqüilidade de quem vai fazer o exame.
- Nas aulas fazemos exercícios de postura e relaxamento, o que ajuda a aliviar o estresse de quem está em época de prova - diz.
Julio recomenda o exercício de inversão para aliviar as tensões do corpo.
- Deite as costas no chão e coloque as pernas para cima, de cinco a dez minutos. A coluna se ajusta e a circulação sangüínea é estimulada - ensina.

Alguns vestibulandos preferem usar a massagem para relaxar e manter o ritmo de estudos antes da prova. A anti-estresse, por exemplo, trabalha com as costas e com o rosto porque são os locais de maior acúmulo de tensão. Ela ajuda a descontrair os músculos, melhora a circulação e equilibra o organismo.
- Faço até três sessões de massagens por semana para relaxar e aliviar a tensão de prestar concurso para três universidades - diz.
Técnicas de aromaterapia também prometem ajudar a ficar mais tranqüilo e a memorizar a matéria. A aromatóloga Vânia Salles dá algumas dicas para os vestibulandos:
- Para memorizar o conteúdo que tem mais dificuldade o candidato deve fazer uma trouxinha com raspas de casca de limão, embrulha com uma gase molhada ou lencinho de papel e colocar ao lado do caderno enquanto estuda. Na hora da prova, também deve levar a trouxinha e colocar na mesa. O cérebro vai ser despertado e vai automaticamente relacionar as informações àquele aroma - ensina.
De acordo com a especialista, o cheiro aguça a atenção e ajuda a associar informações. Para se acalmar na hora da prova, aroma de casca de laranja ou óleo essencial de lavanda são os mais indicados pela aromatóloga.
- Grávidas ou pessoas com pressão baixa não devem usar a lavanda - diz Vânia.

Nenhum comentário: