sábado, 26 de abril de 2008

Matemático Brasileiro recebe Prêmio Internacional Ramanujan


Um matemático Brasileiro foi o primeiro a receber o prémio Srinivasa Ramanujan. Marcelo Viana, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Brasil, recebeu a distinção no dia 15 de Dezembro de 2005, na cidade de Trieste, na Itália. O trabalho do investigador em sistemas dinâmicos já havia sido distinguido outras vezes, pela União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA) e pela Academia de Ciências do Terceiro Mundo.
Viana nasceu no Brasil de pais portugueses, e veio para Portugal com três meses de vida. Foi criado no país, e licenciou-se em matemática pela Universidade do Porto, onde foi também professor. Fez o doutoramento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, onde é investigador. No entanto, mantém fortes contactos com a matemática portuguesa: já orientou diversos alunos de doutoramento portugueses, participou no programa Novos Talentos em Matemática e participou em painéis de avaliação da ciência no país. O matemático tem dupla nacionalidade portuguesa e brasileira.
O Prémio Srinivasa Ramanujan foi concedido pela primeira vez em 2005. Destina-se a distinguir matemáticos de até 45 anos, que estejam a fazer investigação em países em desenvolvimento. Tem uma componente financeira de dez mil dólares (cerca de oito mil euros), financiada pelo Niels Henrik Abel Memorial Fund. O prémio é concedido pelo Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam (ICTP) e pela União Matemática Internacional (IMU).

Nenhum comentário: