terça-feira, 15 de abril de 2008

Qual a Importância do Campo Magnético Terrestre?

Nos primórdios do magnetismo, acreditávamos que o campo magnético era gerado apenas pela magnetita, depois “Orsted”, professor secundário descobriu por acidente durante uma aula o eletroímã, um dos efeitos da corrente elétrica ao atravessar um condutor. Hoje sabemos que nosso planeta é um grande imã natural, mas poucos sabem responder quando argumentados qual a importância do campo magnético da terra, gerado pela grande quantidade de metais em estado liquido em seu núcleo. A resposta seria nos proteger na radiação cósmica emitida pelo sol, que possivelmente geraria um série de doenças em massa na população terrestre.

Mas o campo magnético não consegue isolar totalmente a passagem dessa radiação, parte dela penetra no estado gasoso em nossa atmosférica produzido um efeito muito conhecido nos pólos, chamada aurora boreal, que no passado justificava comunicações místicas de alguns povos que lógico desconheciam o fenômeno.


7 comentários:

Unknown disse...

por favor, responda-me: por que o campo magnético é simbolizado pela letra B?
Nenhum professor conseguiu me responder até hj.

Obrigada desde já.

Anônimo disse...

Muito obrigada mesmo, esse artigo me ajudou muito com minha lição de geofísica ^^

Unknown disse...

e COMO FUNCIONA O CAMPO ELETROMAGNÉTICO DA TERRA?

Atelie Romanelli disse...

gostei me ajudou na minha lição de Ciencias ;-; (>_<) (@.@) (U.U)

Unknown disse...


me ajudou no para casas de ciências!!

Unknown disse...

Qual é a importância do campo magnético da terra para navegação aérea?

Unknown disse...

Como assim, estou no 5- e estou procurando isso para Ciêncis ;-;