terça-feira, 20 de maio de 2008

Análise Física do Descobrimento do Brasil


Hoje, 22 de abril, é a data oficial do "descobrimento" do Brasil por Pedro Álvares Cabral, chefe de uma frota de 12 caravelas portuguesas que nesta data, no ano de 1500, aportou em terras brasileiras.
Segundo narrativa na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, "E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até que, terça-feira, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas (...). E quarta-feira seguinte, pela manhã topamos aves (...). Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome - o Monte Pascoal e à terra - a Terra da Vera Cruz".
Note que Pero Vaz de Caminha cita que 21 de abril de 1500 foi uma terça-feira. Usando a Calculadora na data da Páscoa (08/abril/2007) que explica as ligações da Páscoa com a Astronomia e como encontrar a sua data, descobrimos que o domingo de Páscoa em 1500 caiu no dia 19 de abril (clique no link Calculadora acima e confira). Concluímos que os primeiros sinais de terra surgiram na terça-feira, dois dias após a celebração da Páscoa. E na quarta-feira, 22, veio a confirmação visual pela localização de um monte redondo que recebeu o nome de Monte Pascoal pela proximidade da data da Páscoa.
Pesquisando na internet descobri que o Monte Pascoal, que fica a cerca de 156 km de Porto Seguro, Bahia, tem 586 m de altitude. Então lembrei-em como encontrar a distância D entre os olhos de um observador e o seu horizonte visível. Onde R é o raio da Terra (cerca de 6.400 km ou 6.400.000 m) e h é a altura dos olhos do observador em relação ao nível do mar.
Com esta informação podemos calcular qual era a distância da frota de Cabral quando avistaram o Monte Pascoal. A idéia é a seguinte: se houvesse um observador (possivelmente um índio) bem no pico do Monte Pascoal, seus olhos estariam a uma altura h = 586 m acima do nível do mar. E este observador veria a frota de Cabral bem no horizonte, a uma distância D, que é aproximadamente a distância da frota à praia onde iriam aportar em breve e cujo valor queremos saber. É só fazer a conta:
Concluímos que Cabral estava a menos de 90 km da costa brasileira quando avistou o pico do Monte Pascoal.

Nenhum comentário: