Visite o canal do Prof Ronaldo no Youtube

Loading...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Nasa descobre uma das Estrelas mais Brilhantes da Via Láctea


Um grupo internacional de astrônomos descobriu uma das estrelas mais brilhantes da Via Láctea, informou a Nasa. Batizada de "Nebulosa Peony", a estrela brilha com intensidade 3,2 milhões de vezes maior que a do Sol. Segundo Lidia Oskinova, astrônoma da Universidade de Potsdam, na Alemanha, e autora de um estudo sobre a nova estrela, é possível que outros corpos celestes tão brilhantes quanto a "Peony" estejam escondidos na nossa galáxia.
A dificuldade para encontrar a nova estrela pode ser explicada pela poeira cósmica. O título de mais brilhante da Via Láctea continua com a estrela "Eta Carina", cuja intensidade equivale a 4,7 milhões de sóis. Os cientistas afirmam, entretanto, que é difícil calcular o brilho de um estrela e, portanto, "Peony" pode ser até mais brilhante.
"(Peony) é uma criatura fascinante. Parece ser o segundo astro mais brilhante que conhecemos em nossa galáxia e está localizado nas profundezas do centro da galáxia", disse Lídia, segundo comunicado divulgado pela Nasa.

Segundo os astrônomos, a nova estrela tem massa entre 150 e 200 vezes maior que a do sol. Para localizá-la, os astrônomos usaram dispositivos infravermelhos do telescópio Spitzer da Nasa e do Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile. Desta forma, os telescópios puderam penetrar em lugares impossíveis de alcançar apenas com a luz natural.
"A astronomia infravermelha abre panoramas extraordinários sobre o ambiente dominante na região central de nossa galáxia", explicou a astrônoma.
O estudo sobre a nova descoberta será publicado na revista Astronomy and Astrophysics.

Nenhum comentário: