sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Retorno do Milionário Turista Espacial



O milionário americano Richard Garriott voltou à Terra nesta sexta-feira depois de passar 10 dias de férias no espaço. Após duas horas e meia de viagem desde a Estação Espacial Internacional (ISS), a nave russa Soyuz TMA-12, em que também viajavam os cosmonautas russos Serguei Volkov e Oleg Kononenko, aterrissou com segurança no Cazaquistão. Garriott, que fez fortuna na indústria de videogames, disse que com a viagem realizou o sonho de seguir os passos do pai, o astronauta aposentado da Nasa, Owen Garriott. Estima-se que o americano tenha pagado US$ 30 milhões ao governo russo pela viagem.

- Essa foi uma experiência elevada e o percurso na Soyuz foi fenomenal. Que bela máquina - disse Garriott, enquanto seu pai cumprimentava-o. - A Estação Espacial Internacional é impressionante e a volta para casa foi tudo aquilo que vocês sabem que foi anunciado que seria.

O pai do milionário voou na segunda missão do Skylab, em 1973, um precursor da ISS. Ele ficou surpreso com o estado do filho.

- Como você pode estar tão bem e pronto para ir de novo? - perguntou o pai a Garriot.

A manobra de retorno era esperada com preocupação, porque as duas últimas naves Soyuz retornaram à Terra em queda livre e de maneira descontrolada. Sexto turista espacial da história,Garriot, que tem 47 anos, decolou em 12 de outubro a bordo de um foguete russo do cosmódromo cazaque de Baikonur e, após 48 horas de vôo, chegou à ISS.

Os cosmonautas russos permaneceram por seis meses na Estação Espacial.A ISS está ocupada agora pela Expedição 18, integrada pelos astronautas americanos Michael Fincke, comandante da missão, e Gregory Chamitoff, além do cosmonauta russo Yuri

Lonchakov. Chamitoff permanecerá na estação até o acoplamento da ISS com a nave Endeavour, cujo lançamento desde o Centro Espacial Kennedy de Cabo Canaveral (EUA) está previsto para meados do próximo mês.

Nenhum comentário: