quinta-feira, 30 de outubro de 2008

É Possível Flutuar no mar MORTO ?????

 A água salgada é ligeiramente mais pesada que a água doce, já que contém minerais dissolvidos. Portanto é mais fácil flutuar na água salgada do que na doce. O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, é um lago enorme formado pela água com maior teor de sal do planeta. No mar morto a densidade da água salgada é muito grande e a pessoa flutua sem nenhum esforço físico.

Você provavelmente já viu alguém flutuando numa piscina, já deve ter visto também que alguns objetos afundam e outros não. Por exemplo, quem nunca brincou de procurar moedas, ou peças de dominó no fundo da piscina? Quem nunca viu pranchas de isopor flutuando no mar?

Tudo isso ocorre graças a densidade. A densidade é uma grandeza que representa a razão (divisão) entre a massa e o volume do material em estudo. A água pura tem densidade 1 g/cm³.

Não é o material mais “pesado”(maior massa) que afunda e sim o material mais denso. Essa é uma observação importante..Então, objetos com densidade superior a da água afudam nela e com densidade inferior boiam. Por exemplo..poderiamos ter 10 kg de isopor e ele não afundaria na piscina, pois a densidade do isopor é de 0,1 g/cm3(10 vezes menor q a da água), já poucos gramas de chumbo afundariam rapidinho( densidade do chumbo 11,3 g/cm3 ).Não importando o fato de 10kg pesar mais que poucos gramas.

A densidade relativa de um corpo depende da sua composição. A densidade relativa da massa magra, ossos e massa gorda, por exemplo, é 1,0, 1,5 e 0,8 respectivamente. A densidade do corpo humano é ligeiramente menor que a da água (0,974, em média), sendo que, normalmente, mulheres e idosos têm maior facilidade para flutuar. Isto acontece porque as mulheres possuem, em geral, maior massa gorda que os homens e os idosos possuem, além de mais massa gorda, menor densidade óssea que um adulto jovem. A tendência do corpo é adquirir mais tecido adiposo e perder massa muscular e óssea, assim a densidade relativa tende a 0,86 no idoso. [1]

O ser humano, quando vivo, tem a capacidade de mudar sua densidade. Por isso  independente se somos, gordos ou magros, mulheres ou homens, jovens ou idosos. Conseguimos tanto flutuar, quanto afundar. Basta variarmos a quantidade de ar nos pulmões. Com os pulmões cheios de ar, aumentamos nosso volume e sendo o ar menos denso que a água nosso corpo tende a subir e então boiamos. Se você quiser pode fazer esse teste, estando em uma piscina rasa (por questões de segurança) ,solte todo o ar dos pulmões , perceba que você encostará no chão da piscina.

Fisicamente, trabalhamos com Forças: a força Peso e uma força contrária chamada Empuxo.

Sobre um corpo submerso atuam duas forças: a força peso que é vertical e para baixo e o empuxo, que também é vertical, porém para cima.

Podem ocorrer três casos:

-Quando empuxo é menor do que o peso o corpo afunda até o fundo. Isto acontece quando a densidade do corpo é maior que a densidade do líquido,como já comentamos anteriormente.

-Quando o empuxo é igual ao peso o corpo fica em equilíbrio quando estiver totalmente mergulhado no líquido. Isto acontece quando a densidade do corpo é igual a densidade do líquido .

-No caso em que a densidade do corpo é menor que a densidade do líquido o empuxo é maior do que o peso, logo, o corpo bóia.


Nenhum comentário: